3 de março de 2022

Infelizmente, está cada vez mais frequente e comum a inclusão de empréstimos não solicitados aos benefícios previdenciários, sejam aposentadorias ou pensões.
No ano de 2021 houve aumento de 60% nas fraudes financeiras, segunda a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), PRINCIPALMENTE contra idosos.
É importante estar atento para não passar nenhuma informação pessoal, até porque os bancos e instituições financeiras não costumam solicitar senhas, pedir números de cartão ou enviar boletos para que seja realizado qualquer pagamento.
Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, antes mesmo de confirmar qualquer informação. E, se realmente quiser contratar um empréstimo, dirija-se até o banco e solicite o contrato pessoalmente, com assinatura de próprio punho e solicite a sua via!
Caso o aposentado/pensionista identifique que estão ocorrendo descontos indevidos, o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência, formalizar uma reclamação no Banco Central, através do telefone 145 ou pelo site e ainda, formalizar uma reclamação no Procon (órgão de Proteção e Defesa do Consumidor).
“Fique sempre atento ao seu extrato de pagamento do benefício por meio do aplicativo MEU INSS ou do site e acompanhe mês a mês o que é descontado ou creditado ao seu benefício!”
– MS Advocacia
Em caso de dúvida, entre em contato com um advogado de sua confiança.
WhatsApp us