AÇÃO DE EXECUÇÃO BANCÁRIA E O DIREITO DO CONSUMIDOR

Com o contrato de empréstimo, cédula de crédito válida e um cliente em atraso o banco propõe ação de execução para receber judicialmente a dívida. Mas, neste momento é importante que o cliente, consumidor hipossuficiente nesta relação consumerista, esteja amparado para que possam ser analisadas as possibilidades de discutir de forma justa a cobrança.


Após verificar a situação do título executado e da quantia cobrada é que se pode construir uma estratégia processual que melhor atenderá às necessidades do cliente. Sendo possível apresentar Exceção de Pré-Executividade, momento em que se discute matéria de ordem pública, excesso na execução (cobrança de valores a mais, atualização da dívida em excesso, taxas indevidas) entre outras possibilidades. A Exceção de Pré-Executividade pode ser apresentada até a penhora, a partir de então o recurso processual será outro.

“At his best, man is the noblest of all animals; separated from law and justice he is the worst.”

– Aristotle

Já quando pode ser discutida a falta de liquidez do título, a via inadequada para a cobrança da dívida, ausência de documentos essenciais para propor ação de execução, quando se busca extinguir a ação executória, devem ser opostos Embargos à Execução, devendo fazê-lo em 15 (quinze) dias após ser apresentada no processo informação positiva de citação do devedor.  

Desenvolvido por IN FRANCA - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por IN FRANCA
Todos os direitos reservados.

MS Advogados
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.